quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CAMERA FOTOGRÁFICA ZENIT MODELO 122 - FEITA NA RUSSIA (MADE IN RUSSIA)

A  ZENIT-122 é uma máquina fotográfica reflex de pequeno formato que leva objetivas intercambiáveis.
Está destinada ao fotografo amador, seja para tirar fotografias a cores ou a preto-e-branco.
Pode ser utilizada para tipos especiais de fotografia: trabalhos de reprodução, macrofotografia (fotografia sem primeiro plano a curta distância), microfotografia (fotografias com a máquina acoplada a microscópios), etc.
É possível utilizar objetivas intercambiáveis que possuam rosca M42 x 1 mm e distância de retro enfoque 45,5 mm (N.T. sistema "M42" ou "rosca Pentax").
Das características e capacidades da máquina ZENIT-122 destacam-se as seguintes:
O fotômetro TTL semiautomático(a sigla TTL vem de through the lens, que significa através das lentes), ao medir a intensidade da luz que atravessa a objetiva assegura uma exposição correta, seja quando se usa a objetiva normal seja quando se montam outras objetivas intercambiáveis, filtros, tubos de extensão etc;
Os LEDs no visor que indicam qual a exposição correta são igualmente bem visíveis seja quando o diafragma da objetiva está totalmente aberto seja quando a abertura relativa selecionada é atuada (diafragma fechado);
O espelho de retorno automático assegura a visualização contínua do objeto/sujeito, antes e depois da exposição;
A objetiva padrão (standard) de alta luminosidade está munida de um diafragma automático, e. dispõe de um mecanismo que, no momento em que o obturador é atuado, o diafragma fecha-se até à posição previamente regulada;
O diafragma totalmente aberto assegura máxima claridade da imagem que se vê no visor, o que é muito importante para uma focagem mais perfeita;
O sistema combinado de focagem manual assegura imagens perfeitamente nítidas sob diversas condições;
O regulação rápida da exposição, o sistema simplificado de carregamento de rolos, o contador que retorna automaticamente a zero depois do botão de rebobinagem ter sido pressionado, todos estes detalhes reduzem o tempo de preparação da máquina;
O auto disparador com temporizador permite ao fotógrafo tirar fotografias a si mesmo com amigos ou fazer um autorretrato;
O sistema de abrir a máquina, ligado à manivela de rebobinar o filme, aumenta a segurança do fechamento da porta traseira da máquina bem como a comodidade quando se tira o rolo de filme;
O engate para o flash com contato central permite utilizar flashes com ou sem cabo de ligação;
O botão de rebobinagem do filme torna esta operação mais simples;
Antes de se usar da máquina, estude cuidadosamente estas instruções. Note no entanto que estas instruções é não um manual de fotografia.
Devido ao aperfeiçoamento contínuo destas máquinas, é possível que hajam diferenças sem importância entre o texto deste manual e a sua máquina em particular.

INDICAÇÕES SOBRE A MANUTENÇÃO DA MÁQUINA
A máquina fotográfica Zenit-122 é um instrumento óptico e mecânico de precisão.
Trate-a com cuidado,evitando choques violentos, protegendo-a contra o pó, umidade e variações bruscas de temperatura.
No caso de o aparelho ser transportado de um local muito frio para um local quente, não deve tirá-lo de imediato do seu estojo de maneira a evitar que as peças embacem, em particular as ópticas.
Não tocar nos elementos ópticos com as mãos ou dedos para não deteriorar as superfícies tratadas.
As superfícies ópticas devem ser limpas apenas com tecidos muito suaves ou algodão hidrófilo umedecido com álcool rectificado (N.T. isopropílico) ou éter.
O espelho e a lente Fresnel apenas se devem limpar se for absolutamente necessário.
Nesse caso deve-se utilizar um pincel seco muito suave, mas em nenhuma circunstância se devem empregar agentes úmidos.
Guardar a máquina no seu estojo, com a objetiva tapada.
Não desmonte desnecessariamente a objetiva do corpo por forma a evitar empenamentos e penetração de poeiras na óptica da objetiva e no interior do aparelho.
Ao guardar a máquina durante um longo período (um mês ou mais) aconselha-se que retire as pilhas e a guarde em locais inacessíveis a crianças.
Não deixe o obturador armado durante longos períodos porque tal pode danificar o seu funcionamento.
Ao guardar a máquina aconselha-se que desarme o obturador, e também o auto disparador.
É desejável que os rolos de filmes sejam colocados e retirados da máquina em ambientes de luz difusa e de fraca intensidade, ao abrigo dos raios do sol e de intensas luzes artificiais.
Quando armar o obturador leve a manivela até ao fim, de maneira a excluir a possibilidade de aparecerem fotografias em branco.
Não tente girar o disco de exposição de tal forma que o índice passe o intervalo curto da escala de exposições entre “500” e “B”.
Não pode girar o disco de exposição durante a fixação do pulsador de marcha de posição “T”, como também durante o período dde trabalho do autodisparador.
Durante a tomada de fotografias com temperatura abaixo de zero grau, não deixe a camera exposta a intepérie; leve-a debaixo das roupas, e tire-a somente na hora da tomada fotográfica..
Levando em conta que a camara é um instrumento comlexo, portanto, qualquer conserto e ajuste, devem ser realizados somente nas assistências técnicas autorizadas.

DADOS TÉCNICOS





ESTRUTURA DA MÁQUINA
1 - Alavanca de corda do auto disparador
2 - Botão do auto disparador
3 - Sinal do auto disparador
4 - Tomada para cabo de flash
5- Botão disparador com rosca para cabo remoto
6 - Botão de desbloqueio para rebobinar o rolo
7 - Engate para acessórios, com contato para sincronização de flash
8- Anilha para montagem de correias para pôr ao pescoço
9 – escalas de abertura, distancia e profundidade de campo do diafragma
10 - lente ( objetiva)
11 - Roda da manivela de rebobinar
12 -Manivela de rebobinar
13 - Seletor de sensibilidade do filme
14 - Índice de sensibilidade do filme
15 - Escala de sensibilidade do filme
16 - Placa protetora do engate de flash e acessórios
17 - Seletor de velocidades de obturação
18 - Índice de velocidades
19 - Alavanca de avanço do filme e de armamento do obturador
20 - Contador
21 - Compartimento da cassete com rolo
22 - Tampa do compartimento das pilhas
23 - Ocular do visor
24 - Dentes das engrenagens de transporte
25 - Bobina de recepção
26 - Tampa do dorso da máquina
27 - Escala de distâncias
28 - Escala de profundidade de campo
29 - Escala do diafragma
30 - Flange da objetiva
31 - Atuador do mecanismo automático do diafragma
32 - Anel de regulação do diafragma
33 - Anel de focagem

CARREGAMENTO ROLO DE FILME NA MÁQUINA
Primeiro que tudo deve colocar duas pilhas do tipo e especificado nos dados técnicos no interior do compartimento respectivo(22), tal como indicado na seção mudar as pilhas.
Para verificar se as pilhas têm carga basta olhar pela ocular, pressionar ligeiramente (até meio) o botão do obturador e verificar se os LED's do visor se acendem ou não.
O procedimento para colocar o rolo de filme na máquina é o seguinte:
a) levantar a manivela de rebobinar (12), puxar a roda da manivela de rebobinar (11) e abrir a tampa traseira da máquina (26).
b) colocar o rolo no respectivo compartimento (21).
c) recolocar a roda da alavanca de rebobinar na sua posição original, baixando-a e rodando-a ligeiramente se necessário, para que o eixo esquerdo (19) entre na bobine do cartucho do rolo.
d) esconder a manivela (12).
e) puxar a ponta do filme por forma a engatá-la numa das aberturas da bobina de enrolamento (25); ter o cuidado de enfiar uma das perfurações do filme num dos dentes das engrenagens de transporte (24).
f) fechar a porta traseira da máquina (26).
g) Armar e disparar o obturador duas vezes, para que chegue filme não exposto à janela de exposição. Após estas operações o contador marcará "0".
Nota: se o filme estiver apertado no interior da cassete, a roda de rebobinar rodará no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio quando se arma o obturador, caso contrário ela não rodará aquando das primeiras fotografias.
h) Regular a sensibilidade rodando o seletor de sensibilidades (13) por forma a alinhá-lo com o respectivo índice (15) inscrito no corpo.
Tabela de equivalências entre unidades de sensibilidade

REGULAÇÃO DA VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO
Rodar o disco seletor de velocidades (17) até que o valor da velocidade requerida esteja de acordo com o índice (18).
Os números inscritos de velocidade indicam as frações de segundo correspondentes ao tempo de obturação e "B" indica a velocidade de obturação controlada manualmente (o obturador fica aberto enquanto ficarmos com o dedo no botão (5)).
As velocidades podem ser selecionadas com o obturador armado ou não.
Para conseguir uma exposição longa (utilizando"B"), após carregar no botão disparador (5), rodá-lo no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio até à posição "T".
Nesta posição pode tirar as mão da máquina que o obturador fica aberto.
Terminado o tempo necessário para a exposição,o botão deve ser devolvido à sua posição inicial.
Nesta ação o obturador fecha-se.
Em exposições longas recomenda-se o uso de um cabo disparador, que se enrosca no botão disparador.
Nestas situações a máquina deve ser montada num tripé.

AJUSTE DO FOCO (FOCAGEM)
O visor do aparelho possui um sistema de focagem combinado composto por uma mira central de imagem bipartida (36),micro pirâmides e vidro mate, ou, em algumas máquinas pelas micro pirâmides e vidro mate.
Após fixar o sujeito (ou objeto), rodar o anel de focagem (32) até obter a imagem mais nítida possível no vidro fosco e na região das micro pirâmides, e, para máquinas com mira central de imagem bipartida, a continuidade das arestas das partes inferior e superior da imagem que se encontra na região da mira.
Recomenda-se fazer a focagem com o diafragma completamente aberto.
Notas: a mira central de imagem bipartida e as micro pirâmides asseguram uma focagem mais precisa.
No entanto perdem a sensibilidade e a funcionalidade quando se usam objetivas escuras (de baixa máxima abertura relativa); em condições de iluminação exterior "normal" isto acontece aproximadamente quando a focagem se faz para aberturas relativas superiores a 4 (lentes de abertura relativa máxima 4 ou lentes de diafragma não automático em posições superiores a 4).
Acontece também em micro e macrofotografia.
Nessas situações será melhor utilizar o mate.
Também é possível focar sem olhar através da ocular.
Para tal, rodar o anel de focagem (33) e por intermédio da escala de distâncias (27), introduzir o valor que corresponde à distância entre o sujeito (ou objeto) e o filme (a posição do filme no corpo está marcada com o símbolo -0-), contra o índice central da escala de profundidade de campo (28).
A pequena letra "R" usa-se para fotografias em rolos de infravermelhos.
Neste caso é necessário fazer uma correção depois de focar, colocando o valor de distância obtida na direção do índice "R".
Com a objetiva focada é possível determinar os limites da profundidade de campo utilizando as escalas (27) e (28).
As duas distâncias limites da zona de nitidez são lidas na escala (27) tendo em conta os números da escala (28) correspondentes ao valor de abertura relativa do diafragma selecionado para tirar a fotografia.
Deste modo, quando a objetiva está focada para 3m e o valor de abertura selecionado for "8", é possível ler na escala (27) tendo em conta os dois valores "8"simetricamente inscritos em ambos os lados da escala (28) que a imagem será nítida dentro de uma região que vai 2,3 m a 4,5 m de distância.
Os limites aproximados da profundidade de campo podem ser determinados visualmente e prévisualizados olhando através da ocular.
Para tal deve apertar o botão disparador até que o diafragma se feche e estimar a nitidez da imagem dentro do mate no visor.

REGULAR A EXPOSIÇÃO
O fotômetro semiautomático da sua máquina mede a intensidade luz que entra através da objetiva (sistema TTL) e que irá atingir o filme quando a fotografia for tirada.
Este dispositivo permite portanto controlar a exposição com grande precisão ao avisar na velocidade de obturação e no diafragma, em função da luminosidade do sujeito (ou objeto) e a sensibilidade do filme.
O desempenho deste sistema mantém-se com outras objetivas intermutáveis, filtros, lentes suplementares e tubos de extensão.
Para determinar com mais precisão a exposição correta de um determinado sujeito (ou objecto) em condições de baixa claridade deve tirar a tampa da objetiva algum tempo antes de tirar a fotografia. O procedimento para utilizar o fotômetro é o seguinte.
Ao observar a imagem através da ocular do visor, pressionar ligeiramente o botão (5), de maneira a não disparar o obturador.
Na parte direita do visor acender-se-ão, enquanto o botão (5) estiver ligeiramente pressionado, um ou dois díodos luminosos (LEDs).
Fabricam-se duas versões desta máquina: com duas luzes (vermelhas) e com três luzes (duas vermelhas e uma verde).
1. Regulação da exposição utilizando uma máquina com o sistema de dois LEDs:
Com o botão disparador pressionado  nesta posição intermédia acende-se o díodo superior se a exposição for excessiva.
Se for insuficiente acende-se o LED inferior.
Ao rodar o anel do diafragma (32) ou o disco seletor de velocidades (17), procurar que os dois LEDs se ponham a piscar em simultâneo, o que corresponde a uma combinação velocidade de obturação / diafragma que originará uma exposição correta.
Se não for possível pôr os dois LEDs a piscar em simultâneo e a regulação da velocidade de obturação e diafragma em dois valores vizinhos origina o acendimento alternado hora de um díodo, hora do outro, então pode-se escolher um desses valores vizinhos.
Nesta situação a exposição será praticamente correta.
2. Regulação da exposição utilizando uma máquina com o sistema de três LEDs:
A luz vermelha superior acende-se para o caso de sobre-exposição.
A luz vermelha inferior acesa indica subexposição.
Ao rodar o anel do diafragma (32) ou o disco seletor de velocidades(17), procurar que o díodo verde situado ao meio se acenda continuamente, situação em qual a combinação velocidade de obturação / diafragma originará uma exposição correta
Se não for possível acender de uma forma estável, a luz verde e apenas se conseguir obter a comutação de uma luz vermelha para a outra enquanto se varia a velocidade ou diafragma entre dois valores vizinhos então um destes valores vizinhos pode ser escolhido.
A exposição será praticamente correta
Nota: Se não houver nenhuma combinação possível de diafragma e velocidade para uma exposição correta (ou quase correta), então deve-se ou alterar a iluminação do sujeito (e.g. flash) ou utilizar um rolo de sensibilidade diferente.

TIRAR FOTOGRAFIAS
Depois de preparar a máquina para tirar a fotografia o procedimento é o seguinte: armar a máquina, verificar que a focagem e a regulação da exposição são corretos e depois tirar a fotografia carregando suavemente no botão (5).
Conselhos:
  1. Pressionar bruscamente no botão do obturador (5) fará vibrar a máquina, o que terá como resultado uma imagem tremida.
  2. No momento de tirar a fotografia, o traço no botão do obturador (5) deve estar alinhado com a máquina, entre as marcas "T" e "V".
Para tirar fotografias com uma exposição longa com um tripé, deve selecionar a posição "B" com o disco das velocidades de obturação (17).
Logo em seguida, depois de armar o obturador carregar no botão (5) e rodá-lo a fundo no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio até à posição "T".
Quando a exposição estiver terminada, ao voltara pôr o botão na sua posição inicial o obturador fechar-se-á.

TIRAR O ROLO DE FILME DA MÁQUINA
Quando o contador de exposições indica "36"o rolo deve ser rebobinado. Para tal:
a) soltar o obturador carregando no botão do obturador (5);
b) carregar a fundo no botão de desbloqueio do filme(6);
c) levantar a manivela de rebobinar (12) e rodá-la no sentido indicado pela seta da figura até que o rolo esteja completamente rebobinado. Este acontecimento sente-se a partir do momento em que o binário resistente baixa repentinamente. Quando estiver a dar à manivela, faça-o suavemente, sem puxões e não muito depressa, de maneira a evitar o surgimento de eletricidade estática no filme;
d) puxar ao máximo a roda de rebobinar com o intuito de abrir a tampa traseira da máquina. Tirar o rolo.
e) Armar a máquina e desarmá-la.
Não tente tirar mais do que 36 fotografias. Se tal aconteceu e ao avançar a última fotografia o filme acabou tornando impossível levar a alavanca de avanço do filme até ao fim (impossibilitando-o de armar a máquina) deve operar da seguinte maneira.
Carregar continuamente o botão (6) enquanto se rebobina;
Tirar o rolo.
Armar e depois disparar o obturador.
Carregar no botão (6) para repôr o contador a zeros.

TIRAR FOTOGRAFIAS COM O AUTODISPARADOR
Para tirar fotografias com o retardador (auto disparador) deve-se fixar a máquina num tripé. Depois:
a) Focar.
b) Carregar ligeiramente o botão (5) e rodá-lo no sentido dos ponteiros do relógio até à posição "V". Esta operação é necessária para fazer manualmente a diafragmação da objetiva, que não é automática quando se tiram fotografias com o retardador.
c) Regular o diafragma e a velocidade de obturação.
d) Armar o obturador.
e) Armar o mecanismo do auto disparador dando corda à roda (1).
Para tal, mover com o dedo no sentido de cima para baixo em relação à máquina.
O sinal vermelho indica que o auto disparador não está armado; o sinal verde indica que sim.
f) Carregar no botão do auto disparador (2) e colocar-se diante da objetiva.

TIRAR FOTOGRAFIAS COM FLASH
O obturador da máquina está sincronizado para ser utilizado com diferentes tipos de flashes eletrônicos (sincronização X).
Antes de montar o flash deve tirar a pastilha de proteção (16).
O contato elétrico entre o flash e a máquina pode ser feito ligando o fio do flash à tomada localizada na parte da frente da máquina (4) ou pode ser utilizada a ligação sem fio,fazendo uso do contato direto existente no engate para o flash (7).
Fotografias com flash devem ser tiradas com a velocidade 1/30 s.
O manual do respectivo flash indica a maneira de determinar qual a posição de diafragma mais indicada.

OBJETIVAS INTERCAMBIAVEIS E FOTOGRAFIAS A CURTA DISTÂNCIA
A máquina aceita objetivas intercambiáveis que tenham rosca M42 x 1 e distância de retro enfoque de 45,5 mm.
As objetivas que tenham "MC" escrito têm tratamento multicoating, o que assegura uma eliminação praticamente completa de reflexos parasitas quando se tiram fotografias à contra luz e também uma melhor rendição de cor.
Se uma determinada objetiva intercambiável deste sistema não tiver mecanismo automático de diafragma, o comando do diafragma terá que ser feito à mão.
Quando se tiram fotografias com objetivas d e distância focal muito grande, margens de dimensão insignificante não expostas podem aparacer dos lados esquerdo e direito da imagem.
A ZENIT-122 pode ser usada para fazer reproduções de desenhos, manuscritos e fotografias.
Para tal há que usar tubos de extensão, montando-os entre o corpo e a objetiva.
Para obter uma determinada escala de reprodução pode ser necessário (é possível) usar um tubo ou uma combinação de tubos.
Tubos de extensão com mecanismo de comunicação entre a máquina e a objetiva são utilizados com objetivas de diafragma automático e que não possuam um comutador que as permitam ser utilizadas em modo manual (e.g. Helios-44M-4).
Tubos de extensão simples, sem o referido pino atuador são empregues com objetivas sem diafragma automático ou, sendo automáticas possam ser diafragmadas manualmente.

MUDAR AS PILHAS
Duas pilhas de 1,5 Volt, de tamanho tipo Sts-32,MTs 0.105, Mallory D-386, Seiko SB-B8 alimentam o circuito eletrônico do fotômetro, o procedimento da sua substituição é o seguinte.
  1. Rodar a tampa do compartimento das pilhas (22) no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio de maneira a que a ranhura da referida tampa fique na horizontal.
  2. Tirar a tampa (22);
  3. A face interior da tampa é o polo positivo e está marcada com o sinal "+". As pilhas devem portanto ser inseridas com os polos coerentemente orientados i.e. com o sinal "+" que está inscrito na pilha para fora.
  4. Fechar a tampa (22), colocando-a com a ranhura na horizontal e depois rodando-a 90º no sentido dos ponteiros do relógio até que a ranhura regresse à posição vertical.
  5. Verificar se os LEDs se acendem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário